contando com o domino


PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR CONTANDO COM O  DOMINÓ
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UTILIZAÇÃO DO JOGOS DE DOMINÓ COMO REFORÇO ESCOLAR, PARA ALUNOS INCLUSO NAS DIFICULDADES ENVOLVENDO MATEMÁTICA















APRESENTAÇÃO
                O  motivo da apresentação deste Projeto de Reforço Escolar Contando com o Dominó se faz pela  necessidade de apoio pedagogico, a alunos com TEA (Transtorno  do Espectro Autista), inclusos em escolas regulares, que necessitam ajuda pedagogica dos profissionais educação que atuam com o AEE (Atendimento a Educação Especial). Sendo nossa função orientar outros pares.
                É necessário utilizar elementos comuns do dia a dia, para ajudar na associação da evolução coletiva do aprendizado de alunos com TEA, fazendo com que eles compreenda de forma elucidativa elementos da matemática que estão bem próximo as suas vidas.
INTRODUÇÃO                                                                 
                O Projeto De Reforço Escolar Contando Com O Dominó, este jogo na cidade de Salvador, esta em todos os bairros, as pessoas praticam em varios locais. Serve como um elemento social que agrega grupos. Serve como divertimento e ludicicade.
                Sem percebe este jogo eleva a concentração das pessoas envolvidas, estabelece regras, contagens, estimula a memória matemática, motiva a capacidade visual,  despertar o interesse de participação, mantendo o jopgador sempre alerta e reforçar os sentidos de percepção.

JUSTIFICATIVA
                Justifica-se  este projeto pela necessidade de ajuda aos alunos com TEA de entendimento do mundo abstrato com o real.
Oferecer raciocinio lógico de forma palpavel, tornando perpepitivel as regras do jogo que vão sendo introduzidas aos poucos com bastante tranquilidade e informações, para que não cause ao aluno transtorno nas novas agrupações matemáticas
OBJETIVO
                Ajudar no aprendizado lógico matermático, a partir da concentração, do conhecimento, da identificação das figuras  do jogo de dominó, apresentado de forma lóigica, sequenciada, com suas régras.
                Despertar no aprendiz a curiosidade da descoberta, concedendo passo  para que essas informações montem um esquema elucidativo das ações matemáticas simples.
OBJETIVO ESPECIFICO
                Manter a atenção em alta, efetivar a memória matemática instantânea, utilizar o jogo como ferramenta pratica na resolução da ação matemática.
DESENVOLVIMENTO
                As atividades serão desenvolvidas de forma cadenciada,  para causar impacto cumulativo no aprendiz, conforme a absorção de cada um.
                Haverá conectividade com o conteúdo da escola regular, se estiver trabalhando as operações fundamentais, serão associadas ao conteúdo escolar, ajudando na relação conteúdo cotidiano.
                Apresentação do dominó com um jogo – sua nomeclatura, peças ou pedras, o simbolismo de cada figua (quanto vale cada uma delas).
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SENA COM SENA  = BUCHA DE SENA = DOZE PONTOS
QUINA COM QUINA = BUCHA DE QUINA = DEZ PONTOS
QUADRA COM QUADRA = BUCHA DE QUADRA = OITO PONTOS
TERNO COM TERNO = BUCHA DE TERNO = SEIS PONTOS
DUQUE COM DUQUE = BUCHA DE DUGUE = QUATRO PONTOS
ÁS COM ÁS = BUCHA DE ÁS = DOIS PONTOS
BRANCO COM BRANCO = BUCHA DE BRANCO = ZERO PONTO

                UMA PEDRA/PEÇA COM SEM FIGURA/PONTO          É  BRANCO = 0 = ZERO
                UMA PEDRA/PEÇA COM UMA FIUGRA/PONTO           É           ÁS = 1 = UM
                UMA PEDRA/PEÇA COM DUAS  FIGURAS/PONTOS        É DUQUE = 2 = DOIS
                UMA PEDRA/PEÇA COM TRÊS FIGURAS//PONTOS         É  TERNO = 3 = TRÊS
                UMA PEDRA/PEÇA COM QUATRO FIGURAS/PONTOS    É QUADRA = 4 = QUATRO
                UMA PEDRA/PEÇA COM CINCO FIGURAS/PONTOS           É QUINA = 5 = CINCO
                UMA PEDRA/PEÇA COM SEIS FIGURAS/PONTOS                É SENA = 6 = SEIS
                              
               
PARE PASSO
                Cada jogo de dominó tem uma regra, essas regras podem ser locais ou  gerais. O  que é a régra no bairro de Nazaré, pode não valer no bairro de Valéria para o jogo de dominó.
Pode-se trabalhar alguns pontos bem interessantes em relação ao jogo ou jogos de dominó:
                Atenção, sentido do jogo, régras, adptação, números, quantidade de peças, lógica e parte lúdica atrvés da qual passamos noções de comportamento.  E a concentração elemento básico da aprendizagem o jogador ou o aluno se concentra.
ALGUNS JOGOS
                Batidinha –
                Este jogo usando o dominó é jogado com no máximo cinco jogadores, as pedras do dominó ficam viradas com a face para baixo são mexidas,  cada um dos cinco pegaram suas cinco pedras.
Se estabele regra de  saída por uam bucha na primeira roda os jogadores vão colando figuar iguais a sequência quem não tiver perde a vez de jogar ou passa, ganha aquele jogador que acabar suas pedras primeiro. Se nenhum jogador tiver o naipe/s colocado na mesa o jogo estará fechado, neste caso ganha que tiver menos pontos. Pode-se jogar quantas rodadas quiserem.
                Bacará –
                Este é um outro jogo com o dominó, podem jogar até quatorze pessoas. Um assume a condição de banqueiro gerente do jogo.
                Põe as pedras viradas com a face para baixo mistura as pedras entre elas aruma em fileira única no canto da tábua ou mesa, ou no meio, solicita que um dos jogaroes dê um corte (sepera uma quantidade de pedras) o baqueiro distribue uma pedra para cada um dos jogaores, da esquerda para direita até ele. Depois distruibui mais uma pedra para cada um, todos os jogadores sempre no sentido esquerda para direita, todos consulta seus pontos.
                Objetivo é fazer nove, dezanove, vinte nove ou se aproximar ao máximo dos nove. Após consultarem os pontos que fizer nove já ganhou sua aposta, se o banqueiro fizer nove os demais perdem execto que fizer nove junto com ele.
                Não fazendo um dos nove o banqueiro perguntará se alguém quer  mais uma pedra, até chegar no próprio banqueiro que pode pedir as todos ou seperado para apresentar seus pontos quem tiver menos pontos que o banqueiro perde, igual empata, maior (sempre próximo a nove, dezanove e vinte nove) ganha.
                Quem fizer dez, vinte o trinta esta fechado e perde para o banqueiro. Fechado é do banqueiro. Pode-se jogar quantas vezes quiser.
                Lustrado –
                Jogo de duas pessoas ass partidas podem ser de 50, 100, e 200 pontos ou a combinar. A pountuação e a régra varia conforme o local onde se esta jogando.
                As pedras com a face para baixo são misturadas cada jogador pega sete pedras, as demais pedras ficam na lateral da mesa/tábua para ser usadas nos momentos posteriores, a saída/partida do jogo é dada pela bucha maior na partida incial, nas partidas posteriroes a escolha é de quem acabou primeiro as pedras.
 Cavo (quando um jogador não tem o naipe da mesa no momento do jogo)
 O objetivo deste jogo é fazer: 5, 10, 15, 20, 25 e 30 pontos, cada ponto feito é assinalado no papel e vai se somando um jogador fez 5 + 10…. Quem atingir primeiro a pontuação estabelecida é o vencedor da partida.
                A partir da bucha de partida pode-se jogar nos quatro lados desta bucha, somando os pontos,  a soma dos pontos com  laterais da bucha para fazer 5, 10, 15, 20, 25 e 30.
                Exemplo:
-  a bucha de sena 12 pontos, com os três lados de sena + 18 dão um total  30 pontos
-  a bucha de quina 10 pontos, com os três lados de quina + 15 dão um total de 25
                Parceirado –
                Um outro jogo de dominó que produz interação para duas duplas sendo um jogo de duplas,  os parceiros sentam em frente e os adversários de lado. As régras são variavéis conforme as regiões.
                Domino com a face virada para baixo, as pedras são misturada cada jogador pega sete pedras a partida inicial do jogo pela bucha de ás  ou pode variar com conforme ás regras. As partidas subsequentes a saída é pela dupla vencedora.
                Joga-se pela combinação dos naipes o objetivo é ganhar a dupla e cooperar com o parceiros jogando naipes que o adversário não tenha, quando nenhuma das duplass tiverem os naipes o jogo esta fechado, ganha a dupla que tiver menos pontos;
                Exemplo de pontuação: (que depende da régra local
                Uma batida simples vale 3,0 pontos, marca no dado
                Três a três = quando as duas duplas empatam em três pontos,  quem ganhar faz cinco
                Duas batidas simples vale 5,0 pontos, marca no dado
                Teceira batida uma  peça (pontuação a combinar)
                Cinco (5)  a cinco (5) = É quando as duas duplas empatam nos dados
                Polonês = se a dupla que fez cinco primeiro ganha é polonês
                Japonês = se a dupla que fez cinco pela segunda vez  ganhar japonês
                Lasquinêz = Bate com uma pedra dos dois lados.
                Lasquinêz Preso  = Bate com uma pedra dos dois lados e que não te mais do naipe.
                Buchada = Quando um dos jogaores bate com uma das bucha
                Chico Ramelo (quando um dos jogadores permanecem com todas as sete pedras)


RECURSO INVENTIVADOR
                O jogo de dominó, as régras, o manuseio dos pontos, figuras a serem contadas, de forma prática durante a atividade com o dominó os participantes da atividade manuseiam de forma palpável os números. Isto aumenta a possibilidade de compreensão.
                É um exercício de forma prática. Exemplo sena de branco um lado tem seis  pontos o outro nada; um liso o outro com seis. Prático.
CONCLUSÃO
                Atividade de matemática física, ou seja quem esta participando, sai do imaginário e entra no lógico pratico. Associamos as figuras iguais (exempçlo branco com branco; nada com nada, ás com ás, um com um, duque com duque, dois com dois, terrno com terno, três c0m três, quadra com quadra, quatro com quatro,  quina com quina, cinco com cinco, sena com sena, e seis com seis).
                Na prática colocamos zero com zero, um com um, dois com dois, três com três, quatro com quatro, cinco com cinco e seis com seis. Fazemos o casamento da figuras isso funcionam por etapa dosamos o conteúdo para cada faixa etária,  estágio escolar ou série.
                Melhorar ou entendimento da mátemática basica reforçando a interação dos sentidos,  o raciocínio, a lógica  e a compreensação da régras do jogo.
Salvador, 31 de julho de 2017
Ademario dos Santos Sena
Cadastro 11234036-0

Professor da Rede estadual de Ensino da Bahia

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