Agosto Negro CONEN


     A CONEN- Coordenação Nacional de Entidades Negras, - a conen fundada em 1991, consolidou-se como uma instância nacional e um espaço de construção da unidade na ação das centenas de entidades presentes em todo o território, que acompanham a sua orientação, visando garantir condições iguais e dignas para a população negra e superar as desigualdades regionais, de raça, classe e gênero, no Brasil. marcante a presença da conen no cenário nacional e internacional da luta de combate ao racismo.vem apresentado projeto Agosto negro na sua IX edição.


    O Agosto negro, um movimento de caráter internacional que oferece especial significado a este mês devido a seu compromisso de reverenciar os principais fatos históricos negros ocorridos neste período,por isso pretendemos realizar varias atividades sócios culturais e políticas para marca o mês de agosto.Para isso propomos realizar, mas uma vez as seguintes atividades;

  AULA PUBLICA NA PRAÇA DA PIEDADE Dia 11 de Agosto referendando  revolta dos búzios (219 anos) 1798 -2017) das 14;00hs as 18;00hs.

ÍPADE DAS PRETAS- que será realizado no CDCN dia 12 de Agosto de 2017das 9;30hs as 16;00hs

   ESCUSSÃO Sócio Cultural Dia 15 de Agosto-2017  “o recôncavo  a cidade de cachoeira e a irmandade da boa morte : referências históricas negras” 06;30hs as 18;30hs.

SEMINARIO sobre PAN AFRICANISMO e o legado de Marcus garvey-que será realizado no dia 26/08/2017 no CDCN das 14 ;as 18 horas.

  Por isso vimos solicitar apoio com 03 passagens aéreas (02 DE SÃO PAULO e 01 de Aracaju) e hospedagens para companheiras militantes, e material de escritório 60 pastas, 60 canetas, 2 pacote de papel oficio,  e 100 estatuto.

OBSERVAÇÂO-mandarei informação do beneficiaria da passagem do seminário pan africano que acontecerá dia 26/08/2017
Desde já grato pela atenção estamos a disposição para quaisquer esclarecimento que julgue necessário.
Atenciosamente,
Coordenação Executiva
Jussara Santana- 987764388
Gilberto Leal, Tel.99829116

PROGRAMAÇÂO
Ípadé das Pretas VI- Seminário de Formação Política
Quando? 12 de Agosto de 2017
Horário? Das 9 ;30 ás 16;00 horas
9;40  Mesa de Abertura-saudação

10:00h,: Lutas das Mulheres Negras
Maria Cristina- Psol /Conen Lutas das Mulheres Negras- ( movimentos de mulheres)
Luciana Falcão- Lutas das Mulheres Negras(
Erilza Galvão dos Santos/ tema reforma da previdência e nós?  
Leila Rocha (SP) Saúde da mulher Negra 
Creuza juriti/Serrinha-20 minutos- Lutas das Mulheres Negras(movimentos sociais)
Vereadora Marta Rodrigues- Mulher e Poder/QUAL O PODER QUE QUEREMOS/ analise de conjuntura-
Sonia Oliveira (AC) Santa- Mulher Religiosa
Coordenação da Mesa: Jussara Santana e Diulice
12: 30h, Debate
14:00h, Almoço
Apresentação cultural
PROGRAMAÇÂO DA EXCURSSAO SOCIO CULTURAL FESTA DA BOA MORTE
01 ônibus saindo do Campo Grande
DATA 15/08/2017
HORARIO 6;30hs retorno 18;30hs.

SEMINARIO sobre PAN AFRICANISMO
14;00hs Abertura –AGOSTO NEGRAS  para o nosso povo Palestra Gilberto Leal
Palestra o legado de Marcus garvey- Kamaphew Tawa
PAN AFRICANISMO palestrante Jose Raimundo (SP)
18;00hs encerramento coquetel




     O Agosto negro, um movimento de caráter internacional que oferece especial significado a este mês devido a seu compromisso de reverenciar os principais fatos históricos negros ocorridos neste período,por isso pretendemos realizar varias atividades sócios culturais e políticas para marca o mês. O agosto negro se constitui em momento de reflexão, educação e divulgação da história negra no mundo, no Brasil, e particularmente na Bahia, os destaques estão concentrados em diversos fatos da história negra regional, tendo como referencial especial a revolta dos búzios, ocorrida em 12/agosto/1798.


    Os primórdios das manifestações do Agosto Negro esta referenciado nos marcos dos anos 70, nos campos de concentração da Califórnia, como forma de homenagear ativistas que tombaram na tentativa de libertar, três ativistas negros pertencentes ao grupo “lutadores da libertação negra”, a partir deste momento as comemorações anuais passaram a acrescentar às suas reverencias os demais fatos históricos negros anteriores e posteriores ocorridos neste mês, a exemplo da revoltas dos búzios, entre outras lutas negras baianas.
   Assim sendo, os eventos aqui apresentados, esta intimamente ligada à luta do povo negro baiano, no qual A CONEN- Coordenação Nacional de Entidades Negras, através do seu coletivo de organizações no estado da Bahia “fórum conen-Bahia”, realizar a IX edição do Agosto Negro.com objetivo  de reverenciar os principais fatos históricos negros ocorridos neste mês.


 Consolidar o mês de agosto como um símbolo da luta contra o racismo no Brasil
-Valorizar a memória dos grandes líderes João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira – Luis Gonzaga das Virgens e Veiga, nas na formação das novas gerações.
-Promover o protagonismo desses heróis baianos junto a juventude, atual e novas gerações, pois o movimento revolucionário baiano de 1798, mais conhecido como a Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios é um dos mais amplos, do ponto de vista político, econômico e social ocorridos no Brasil.
-Preservar e difundir os ideais de liberdade disseminados por seus líderes
Contribuir para a formação de multiplicadores para formação das novas gerações.
 Promover o conhecimento das diversas formas de lutas desenvolvidas pelo povo baiano.
Permanecer debate sobre a participação da população negra na construção deste país













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

contando com o domino

A IMPORTÂNCIA DO PAN AFRICANISMO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO