sexta-feira, 16 de maio de 2025

PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇ

 

 

 

PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO

                                 


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INTRODUÇAO

            O Colégio Estadual Satélite (CES), sito à Rua Deputado Estadual Paulo Jackson, s/n, bairro de Piatã – Salvador – BA – CEP 41650-020. Pertencente a rede estadual de ensino do estado da Bahia, é um colégio com existência aproximadamente 23 anos de idade, que atende nas modalidades educacionais de: Ensino Fundamental II, Educação Especial (com duas salas multifuncionais), Ensino Médio e Ensino de Tempo Integral; tem cerca 600 estudantes sendo 120 Pessoas com Deficiência (PCD). O trabalho de atendimento educacional é realizado nos turnos matutino e vespertino.

            O ensino médio tem 3 turmas de primeira série (sendo uma das turmas de tempo integral), com duas turmas de segundas série e duas turmas de terceira série, esses alunos irão enfrentar a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) este ano ou nos próximos um ou dois que virão. Necessitam de um apoio técnico na linguagem e nas estruturas gramáticas, lexicais e contextuais das escrituras e de suas escrevivências. Para transferir suas ideias do imaginário mental ao papel.

Este PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO é uma alimentação para os estudantes e as estudantes contarem suas histórias, falarem da sua jornada de conhecimento. Serão convidados professoras e professores do Colégio Estadual Satélite, para uma bate de forma motivadora falará sobre um prato, sobre um a refeição. Os Convidadas e convidados, falarão aos membros do projeto (aluna e aluno) sobre seu tema de prato apresentado trazendo sua receita, estimulando aos estudantes a escreverem sobre o tema aula, que necessariamente não será igual ao prato apresentado. O prato apresentado é uma refeição motivadora para alimentar a redação.

Entendemos como de relevância que os nossos alunos do Colégio Estadual Satélite, tenham contato com a estrutura técnica da redação para o ENEM, possibilitando melhores condições para desenvolvimento das suas habilidades da escrita sua redação transferindo de forma didática seu pensamento para folha de redação. Fazendo fluir do seu imagético para a folha de redação oficial.

Na prática é treinar para melhorar, é escrevendo que se escreve. Transformando imagem em escrita, é colocar no papel.  

 OBJETIVO

            Este PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO tem como objetivo estimular as alunas e os alunos do ensino médio do nosso Colégio Estadual Satélite a fazerem suas redações com facilidade dando elementos técnicos para transferência do conteúdo de sua vivência e pensamentos colocando no papel, seguindo a estrutura proposta pelo Ministério da Educação (MEC) no seu ENEM. Possibilitar alunado é prática teórica e didática de desenvolver o seu pensamento colocando na folha de redação o extrato da sua ideia de forma organizada, seguindo as regras propostas pelo ENEM.

            Estimular as alunas e alunos da primeira série do ensino médio, da segunda série do ensino médio e da terceira série do ensino médio do CES a encarrar com naturalidade a escrita de uma redação seguindo as normas técnica da produção.

            Desmistificar o mito e o medo de escrever, através instrumentos normativos de construção da redação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

            Habilitar didaticamente o aluno a entender a estrutura e metodologia do ENEM, para estrutura da redação;

            Estimular a construção escrita de alunas e alunos do CES, dando-lhe motivação teórica e prática;

            Potencializar as mentes estudantis do CES, a desenvolver sua transferência de pensamento colocando na folha de redação, com extrato da sua compreensão;

            Libertar o limite da transferência da transposição do pensar, para materialização do escrever;

            Motivar a criação do e da estudante, para criar sua escrita, como parte de uma experiência prazerosa na etapa do ENEM.

 JUSTIFICATIVA

            Justifica-se este PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, como apoio pedagógico e estímulo ao alunado e alunada, dando-lhe uma visão de horizonte onde é possibilitado entender o processo de criação para eliminar barreiras na criação escrita. Desmistificar a história de que alunos da rede pública estadual é deficitário em linguagens teórica e escrita. A escola pública é um celeiro da juventude, onde os talentos estão encobertos, cabe a nós professoras e professores estimular para que esses talentos se descubram. As periferias de Salvador têm estudantes com alto nível de rendimento, esse nível pode subir o sarrafo, precisam serem estigado a produzir mais e melhor.

            Reitera-se a necessidade deste PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, como uma formação curricular que possibilitara uma viagem escrita que descenderá da imagem do aluno, da aluna fazendo materializar sua construção interna com as interações com o cotidiano. O mundo adolescente, com a técnica de escrita ladeado pela estrutura cobrada pelo MEC/ENEM. Na prática compreender a estrutura pedida pelo concurso nacional do exame do ensino, ler as regras, entender as regras e escrever usando as regras proposta pela redação. Transformar em tinta a ideia e colocá-la no papel. Transpor da mente, como uma conversa que falamos de forma oral, só que desta vez, ao invés de falar, escreveremos, com ordem: princípio, meio e fim; uma história bem contada: começo, meio e fim. Escrever sem medo. Literalmente estimular a botar no papel. Só vale o que está escrito.

            O pretexto deste PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, é dar um trampolim formativo para construção da escrita voltada para produção de redação do ENEM, nossos alunos e alunas dos Bairros de Alto do Coqueirinho e Bairro da Paz, que estão no ensino médio, nem sempre se preocupa com esta construção de narrativa dissertativa. Cabe-nos, enquanto professoras e professores do CES dar estrutura das informações construtiva da redação, possibilitando desenvolver habilidade para este processo seletivo nacional, de alta concorrência e de relevância para juventude escolar.

            O motivador deste PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, é alimentar o estudante impulsionando a sede de conhecimento interno com um suporte técnico para o crescimento com ser humano pleno, holístico. É alimentar a fome com a vontade de comer, ou seja, estimular para crescimento como ser humano e disputar horizontes maiores na sociedade através da formação pela universidade pública.

            O acalanto deste PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, para nós trabalhadoras e trabalhadores em educação da rede pública estadual de ensino do estado da Bahia, é impulsionar a evolução humana do alunado do CES, educando para liberdade. Fazer o estudante, fazer a estudante crescer para disputar os melhores espaço social. Quem escreve melhor pode expressar-se melhor.

            A relevância deste PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, é um mobilizador a escrita da aluna e do aluno do CES, para uso da linguagem escrita que mais culta, requer das e dos estudantes uma qualidade maior, uma habilidade melhor para transferir de forma escrita o seu pensar. Estimular a transferência para o papel da ideia incutida na mente usando o estilo e as regras proposto pelo MEC ENEM.

            DESENVOLVIMETNO

            Far-se-á através das inscrições das alunas e alunos do CES da primeira série, segunda série e terceira série do ensino médio que quiserem participar do PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, fará o preenchimento do formulário de inscrição, para participar das atividades do projeto.

As atividades terão duração 90 (noventa) minutos.

Serão convidados professoras e professores do Colégio Estadual Satélite para apresentarem uma receita de uma refeição ou similares, podendo ser produzido ou não durante a atividade de aula. Será entregue uma cópia da receita para os estudantes.

Serão entregues folhas de redação aos alunos.

Serão contemplados dez alunos e alunas por turma um total de 70 estudantes.

Serão distribuídos um caderno e duas canetas para os alunos

 

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

As atividades serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2025, de março a dezembro, reservado o período de recesso.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O PROJETO REDAÇÃO E REFEIÇÃO, é um estímulo a construção escrita e ao desenvolvimento da capacidade de produzir uma redação, com estilo solicitado MEC/ENEM. Dando possibilidade de compreensão da estrutura da redação. A expectativa é que nosso e nossa alunos e alunas, tenham bom desempenho no momento da prova.

Aprendemos a escrever, escrevendo, fazemos o cotidiano todos os dias para melhoramos com seres humanos. Que nossas alunas e alunos cresçam como seres humanos.

Salvador, 17 de fevereiro de 2025.

 

 

             Ademário dos Santos Sena                                            Cláudia Pereira Oliveira

            Cadastro 11.234.036-0                                                  Cadastro 11.305.634-6

CV: http://lattes.cnpq.br/0499869029343808                    Professora e Mestra em Educação

Professor Especialista Em Linguagens e                             Coordenadora Pedagógica

Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho

 

                                                                            

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