Seminário: ****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia**** “Desafios e Perspectivas”


Convite


Prezados Presidente (a) ou coordenadores (as):

Nos do FEDERBA (Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial - BA), temos a honra de convidá-los a participar do
Seminário: ****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia**** “Desafios e Perspectivas” que acontecera nos dias 30 e 31 de outubro de 2012 no Auditório do IAT (Instituto Anísio Teixeira), as instituições deverão enviar ao fórum estadual Ba 01 (uma) pessoa para participar do seminário, preferencialmente, a mesma devera esta empoderada das ações de implemntação da Lei 10639/03 em sua instituição. O prazo máximo para envio de ficha preenchida é dia 26/10/12. (sexta Feira)
 Traslado do evento não está previsto, disponibilizaremos hospedagens para 50 pessoas, que residam fora de Salvador e região metropolitana.
As inscrições (fichas) unicamente de 01 (um) representantes devem ser enviadas para forum.diversidade.ba@gmail.com e millenamimi@yahoo.com.br caso haja dúvidas de preenchimento e confirmações de recebimento podem ligar para Ademario Sena, ou 71(87080375) ou (Joceval Nascimento 71- 88093712  ou (Millena Nascimento 71-87161336)) que são da comissão Executiva do FEDERBA.
 Cada participante devera enviar um pequeno relatório de sua instituição constando às ações realizadas entre 2010 e 2012 deferente a Lei 10639/03 em meio digital formato Pdf.
Contaremos com a presença de representantes do MEC, e esperamos contar com sua Participação.
FEDERBA.




Seminário:
****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia****
 “Desafios e Perspectivas”
DATA: 30 e 31 de outubro de 2012
Ficha de Inscrição*

Nome Completo da/o participante:

Nome Social:
Nome para crachá
Milena Nascimento
Data de Nascimento:
Naturalidade:
Estado Civil:

Baiana
Solteira
Identidade
CPF:


Endereço Residencial

Bairro
Fone/Residencial
Fone/Celular



E-mail
Cidade
Estado
CEP




Formação Profissional:

Instituição onde trabalha:

Setor:
Fone

()
Município:
Direc


Cargo/Função:
Necessita de hospedagem (Reside fora de Salvador)



As inscrições (fichas) unicamente de 01 (um) representantes devem ser enviadas para forum.diversidade.ba@gmail.com e millenamimi@yahoo.com.br.

Seminário:
****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia****
 “Desafios e Perspectivas”

DATA: 30 e 31 de outubro de 2012

LOCAL: Instituto Anísio Teixeira - IAT Paralela

MOTIVAÇÃO

Uma das preocupações no decorrer da nossa trajetória de Fórum sempre foi à preocupação em acompanhar as ações realizadas em torno da Implementação da Lei 10639/03, em um Estado com proporções territoriais como as nossas, questão essa que muitas vezes tornou inviável a presença do FEDERBA, no acompanhamento das ações.
Incentivados pela participação no 5ª Reunião Anual de Fóruns de Educação e Diversidade Étnico-Racial, ocorrido em Julho deste em Brasília, e o relato de experiências educacionais referente à proposta da Lei 10639/03, em diversos espaços educacionais estaremos realizando o Seminário: ****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia**** “Desafios e Perspectivas” na perspectiva de reunir representantes dos municípios, autoridades, especialistas, profissionais, integrantes dos diversos movimentos sociais, envolvidos com educação para as relações étnico-raciais.
O seminário com essa temática, visa traçar um panorama das ações realizadas para a implementação da referida Lei no Estado.
O interesse de nossa proposta é buscar relacionar as questões comuns ao Estado, para examinar, simultaneamente, o que tem sido pensado sobre os a Implementação seus desafios e perspectivas e o sentido das mobilizações com base nas condições locais para liquidar as estigmatizações, promovendo a melhoria na educação e o extermínio do racismo institucional e o fortalecimento do FEDERBA.
Os resultados poderão explicar a eficácia das políticas públicas no sentido da superação histórica das desigualdades apontadas.
Tratar sobre estas questões nos fará atuar mais proveitosamente contando assim com a ajuda de todos os participantes para de fato fazer o que manda a Lei, e assim, a discussão do assunto tenderá uma reflexão acerca da nossa futura atuação, ao depararmos com as especificidades de cada região.

OBJETIVO

Ø      Versar sobre o tema ****Caminhos da Lei 10639/03 na Bahia**** “Desafios e Perspectivas”, no intuito de criar um mapa da aplicabilidade da Lei com seus desafios e perspectivas, bem como, nortear as ações futuras do Fórum.
Ø      Estimular o intercâmbio permanente entre os municípios baianos, as organizações não governamentais (Ongs) e todas as instituições que trabalhem a temática, para avançarmos nas discussões, tanto teórico-metodológicas quanto políticas, que poderão melhor subsidiar a formulação de políticas públicas que visem à educação para as relações étnico raciais no Estado.
Ø      Publicar um livro com os resultados do evento.

METODOLOGIA
O tema será apresentado sob a forma de um círculo de conversa, a fim de partilhar as ações realizadas em cada município ou instituição, com a finalidade de possibilitar a interação e encaminhar as ações futuras para o Estado.
No segundo dia trabalharemos em GTs, para fomentar a criação do documento final .

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Terça - Feira - 30/10/2012
08h00minh - Credenciamento
9:00h - Abertura:
09h10minh - Momento Cultural: EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS ESCOLARES IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR
09h30minh - Experiência das entidades responsáveis pela Implementação.  (mesa Institucional)
11h40minh - Diálogo
12h00minh - Almoço
14h00minh - Roda de conversa
  • MEC panorama nacional da Lei 10639/03
  • Debate
16h00minh – Roda de conversa
·        SEC Bahia
·        Atuação FEDERBA
·        Debate

17h40minh Momento Cultural / Coffee Break


Quarta - Feira - 31/10/2012
09h00minh Momento Cultural: EXPERIÊNCIA DOS SUJEITOS ESCOLARES IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA FORMAÇAO CIDADA (ONG)
09h20minas 12h00minh Gts de Formação
12h00minh- Almoço
14h00minh apresentação dos resultados dos Gts •
16h00minh - calendário de acompanhamento das ações
Ø      Sugerir representante par nova composição de coordenação executiva
16h30minh - Debate
17h00minh - Coffee Break e Entrega de Certificados 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

contando com o domino

A IMPORTÂNCIA DO PAN AFRICANISMO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO