contando com o domino
PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR CONTANDO COM O DOMINÓ
UTILIZAÇÃO DO JOGOS
DE DOMINÓ COMO REFORÇO ESCOLAR, PARA ALUNOS INCLUSO NAS DIFICULDADES ENVOLVENDO
MATEMÁTICA
APRESENTAÇÃO
O motivo
da apresentação deste Projeto de Reforço
Escolar Contando com o Dominó se faz pela
necessidade de apoio pedagogico, a alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), inclusos em escolas
regulares, que necessitam ajuda pedagogica dos profissionais educação que atuam
com o AEE (Atendimento a Educação Especial). Sendo nossa função orientar outros
pares.
É
necessário utilizar elementos comuns do dia a dia, para ajudar na associação da
evolução coletiva do aprendizado de alunos com TEA, fazendo com que eles
compreenda de forma elucidativa elementos da matemática que estão bem próximo
as suas vidas.
INTRODUÇÃO
O
Projeto De Reforço Escolar Contando Com O Dominó, este jogo na cidade de
Salvador, esta em todos os bairros, as pessoas praticam em varios locais. Serve
como um elemento social que agrega grupos. Serve como divertimento e
ludicicade.
Sem
percebe este jogo eleva a concentração das pessoas envolvidas, estabelece
regras, contagens, estimula a memória matemática, motiva a capacidade visual, despertar o interesse de participação,
mantendo o jopgador sempre alerta e reforçar os sentidos de percepção.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pela necessidade de ajuda aos
alunos com TEA de entendimento do mundo abstrato com o real.
Oferecer
raciocinio lógico de forma palpavel, tornando perpepitivel as regras do jogo
que vão sendo introduzidas aos poucos com bastante tranquilidade e informações,
para que não cause ao aluno transtorno nas novas agrupações matemáticas
OBJETIVO
Ajudar no
aprendizado lógico matermático, a partir da concentração, do conhecimento, da
identificação das figuras do jogo de
dominó, apresentado de forma lóigica, sequenciada, com suas régras.
Despertar
no aprendiz a curiosidade da descoberta, concedendo passo para que essas informações montem um esquema
elucidativo das ações matemáticas simples.
OBJETIVO ESPECIFICO
Manter a
atenção em alta, efetivar a memória matemática instantânea, utilizar o jogo
como ferramenta pratica na resolução da ação matemática.
DESENVOLVIMENTO
As atividades
serão desenvolvidas de forma cadenciada,
para causar impacto cumulativo no aprendiz, conforme a absorção de cada
um.
Haverá
conectividade com o conteúdo da escola regular, se estiver trabalhando as
operações fundamentais, serão associadas ao conteúdo escolar, ajudando na
relação conteúdo cotidiano.
Apresentação
do dominó com um jogo – sua nomeclatura, peças ou pedras, o simbolismo de cada
figua (quanto vale cada uma delas).
SENA COM SENA = BUCHA DE SENA = DOZE PONTOS
QUINA COM QUINA =
BUCHA DE QUINA = DEZ PONTOS
QUADRA COM QUADRA =
BUCHA DE QUADRA = OITO PONTOS
TERNO COM TERNO =
BUCHA DE TERNO = SEIS PONTOS
DUQUE COM DUQUE =
BUCHA DE DUGUE = QUATRO PONTOS
ÁS COM ÁS = BUCHA DE
ÁS = DOIS PONTOS
BRANCO COM BRANCO =
BUCHA DE BRANCO = ZERO PONTO
UMA
PEDRA/PEÇA COM SEM FIGURA/PONTO
É BRANCO = 0 = ZERO
UMA
PEDRA/PEÇA COM UMA FIUGRA/PONTO
É ÁS = 1 = UM
UMA
PEDRA/PEÇA COM DUAS FIGURAS/PONTOS É DUQUE = 2 = DOIS
UMA
PEDRA/PEÇA COM TRÊS FIGURAS//PONTOS
É TERNO = 3 = TRÊS
UMA
PEDRA/PEÇA COM QUATRO FIGURAS/PONTOS É
QUADRA = 4 = QUATRO
UMA
PEDRA/PEÇA COM CINCO FIGURAS/PONTOS
É QUINA = 5 = CINCO
UMA
PEDRA/PEÇA COM SEIS FIGURAS/PONTOS É SENA = 6 = SEIS
PARE PASSO
Cada jogo de
dominó tem uma regra, essas regras podem ser locais ou gerais. O
que é a régra no bairro de Nazaré, pode não valer no bairro de Valéria
para o jogo de dominó.
Pode-se
trabalhar alguns pontos bem interessantes em relação ao jogo ou jogos de dominó:
Atenção,
sentido do jogo, régras, adptação, números, quantidade de peças, lógica e parte
lúdica atrvés da qual passamos noções de comportamento. E a concentração elemento básico da
aprendizagem o jogador ou o aluno se concentra.
ALGUNS JOGOS
Batidinha –
Este jogo
usando o dominó é jogado com no máximo cinco jogadores, as pedras do dominó
ficam viradas com a face para baixo são mexidas, cada um dos cinco pegaram suas cinco pedras.
Se estabele
regra de saída por uam bucha na primeira
roda os jogadores vão colando figuar iguais a sequência quem não tiver perde a
vez de jogar ou passa, ganha aquele jogador que acabar suas pedras primeiro. Se
nenhum jogador tiver o naipe/s colocado na mesa o jogo estará fechado, neste
caso ganha que tiver menos pontos. Pode-se jogar quantas rodadas quiserem.
Bacará –
Este é um
outro jogo com o dominó, podem jogar até quatorze pessoas. Um assume a condição
de banqueiro gerente do jogo.
Põe
as pedras viradas com a face para baixo mistura as pedras entre elas aruma em
fileira única no canto da tábua ou mesa, ou no meio, solicita que um dos
jogaroes dê um corte (sepera uma quantidade de pedras) o baqueiro distribue uma
pedra para cada um dos jogaores, da esquerda para direita até ele. Depois
distruibui mais uma pedra para cada um, todos os jogadores sempre no sentido
esquerda para direita, todos consulta seus pontos.
Objetivo
é fazer nove, dezanove, vinte nove ou se aproximar ao máximo dos nove. Após
consultarem os pontos que fizer nove já ganhou sua aposta, se o banqueiro fizer
nove os demais perdem execto que fizer nove junto com ele.
Não
fazendo um dos nove o banqueiro perguntará se alguém quer mais uma pedra, até chegar no próprio
banqueiro que pode pedir as todos ou seperado para apresentar seus pontos quem
tiver menos pontos que o banqueiro perde, igual empata, maior (sempre próximo a
nove, dezanove e vinte nove) ganha.
Quem
fizer dez, vinte o trinta esta fechado e perde para o banqueiro. Fechado é do
banqueiro. Pode-se jogar quantas vezes quiser.
Lustrado –
Jogo de duas
pessoas ass partidas podem ser de 50, 100, e 200 pontos ou a combinar. A
pountuação e a régra varia conforme o local onde se esta jogando.
As
pedras com a face para baixo são misturadas cada jogador pega sete pedras, as
demais pedras ficam na lateral da mesa/tábua para ser usadas nos momentos
posteriores, a saída/partida do jogo é dada pela bucha maior na partida incial,
nas partidas posteriroes a escolha é de quem acabou primeiro as pedras.
Cavo (quando um jogador não tem o naipe da
mesa no momento do jogo)
O objetivo deste jogo é fazer: 5, 10, 15, 20,
25 e 30 pontos, cada ponto feito é assinalado no papel e vai se somando um
jogador fez 5 + 10…. Quem atingir primeiro a pontuação estabelecida é o
vencedor da partida.
A
partir da bucha de partida pode-se jogar nos quatro lados desta bucha, somando
os pontos, a soma dos pontos com laterais da bucha para fazer 5, 10, 15, 20, 25
e 30.
Exemplo:
- a bucha de sena 12 pontos, com os três lados
de sena + 18 dão um total 30 pontos
- a bucha de quina 10 pontos, com os três lados
de quina + 15 dão um total de 25
Parceirado –
Um outro jogo
de dominó que produz interação para duas duplas sendo um jogo de duplas, os parceiros sentam em frente e os adversários
de lado. As régras são variavéis conforme as regiões.
Domino
com a face virada para baixo, as pedras são misturada cada jogador pega sete
pedras a partida inicial do jogo pela bucha de ás ou pode variar com conforme ás regras. As
partidas subsequentes a saída é pela dupla vencedora.
Joga-se
pela combinação dos naipes o objetivo é ganhar a dupla e cooperar com o
parceiros jogando naipes que o adversário não tenha, quando nenhuma das duplass
tiverem os naipes o jogo esta fechado, ganha a dupla que tiver menos pontos;
Exemplo
de pontuação: (que depende da régra local
Uma
batida simples vale 3,0 pontos, marca no dado
Três
a três = quando as duas duplas empatam em três pontos, quem ganhar faz cinco
Duas
batidas simples vale 5,0 pontos, marca no dado
Teceira
batida uma peça (pontuação a combinar)
Cinco
(5) a cinco (5) = É quando as duas
duplas empatam nos dados
Polonês
= se a dupla que fez cinco primeiro ganha é polonês
Japonês
= se a dupla que fez cinco pela segunda vez
ganhar japonês
Lasquinêz
= Bate com uma pedra dos dois lados.
Lasquinêz
Preso = Bate com uma pedra dos dois
lados e que não te mais do naipe.
Buchada
= Quando um dos jogaores bate com uma das bucha
Chico
Ramelo (quando um dos jogadores permanecem com todas as sete pedras)
RECURSO INVENTIVADOR
O jogo de
dominó, as régras, o manuseio dos pontos, figuras a serem contadas, de forma
prática durante a atividade com o dominó os participantes da atividade
manuseiam de forma palpável os números. Isto aumenta a possibilidade de
compreensão.
É
um exercício de forma prática. Exemplo sena de branco um lado tem seis pontos o outro nada; um liso o outro com
seis. Prático.
CONCLUSÃO
Atividade de
matemática física, ou seja quem esta participando, sai do imaginário e entra no
lógico pratico. Associamos as figuras iguais (exempçlo branco com branco; nada
com nada, ás com ás, um com um, duque com duque, dois com dois, terrno com
terno, três c0m três, quadra com quadra, quatro com quatro, quina com quina, cinco com cinco, sena com
sena, e seis com seis).
Na
prática colocamos zero com zero, um com um, dois com dois, três com três,
quatro com quatro, cinco com cinco e seis com seis. Fazemos o casamento da
figuras isso funcionam por etapa dosamos o conteúdo para cada faixa etária, estágio escolar ou série.
Melhorar
ou entendimento da mátemática basica reforçando a interação dos sentidos, o raciocínio, a lógica e a compreensação da régras do jogo.
Salvador, 31 de julho
de 2017
Ademario dos Santos Sena
Cadastro 11234036-0
Professor da Rede
estadual de Ensino da Bahia
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